Governador do ES pede ajuda a padres, pastores e advogados


O governador do Espírito Santo, Paulo Hartung, pediu no ultimo dia 21 (segunda-feira), ajuda de padres, pastores,advogados, centrais sindicais e movimentos estudantis na luta contra a divisão igualitária dos royalties.

Em reunião na segunda-feira com essas lideranças no Palácio Anchieta, em Vitória, criou-se o Comitê
Pró-Veto
com o objetivo de mobilizar a sociedade capixaba para garantir que a emenda do senador Pedro Simon ao projeto de lei que redistribui os royalties do petróleo seja vetada pelo presidente Luíz Inácio Lula da Silva.

O Comitê será coordenado pela Ordem dos Advogados do Brasil seccional Espírito Santo (OAB-ES). De acordo com o presidente da OAB-ES, Homero Mafra, a comissão vai fazer um manifesto a ser encaminhado ao presidente Lula, mostrando os prejuízos que o Estado pode sofrer, além das razões consticionais para o veto. E depois vai traçar novas açoes.

"A emenda apresentada quebra e rasga a constituição. Por isso, temos que mobilizar a sociedade capixaba. É possível que se faça um dia Pró-Veto no Estado."

Na próxima quinta-feira, o Comitê se reúne na sede da OAB-ES.

O pastor Enoque de Castro Pereira, presidente da Associação de Pastores da Grande Vitória, que participou da reunião, disse que a mobilização vai ser por meio de conscientização e orações: " Queremos fazer com que todos os fiéis saibam a importância dessa discussão"

O secretário de Estado do Desenvolvimento, Márcio Félix, reforçou a necessidade do Estado estar unido e afirmou que, caso não ocorra o veto ou ele seja derrubado, o Estado vai tomar outras providências: "Se perdermos, o caminho será o Supremo Tribunal Federal (TSF)".

Caso o projeto de emenda seja aprovado, a estimativa é de que o Espírito Santo sofra as perdas da ordem de R$ 500 milhões por ano. Se isso ocorrer,a proposta seguirá para sanção ou veto de Lula, que tem 15 dias para tomara decisão.

Hartung se reuniu nessa quarta-feira, dia 23 de Junho, com prefeitos e presidentes de Câmaras Municipais, no Palácio Anchieta, também com o objetivo de mobilizar as lideranças politicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por visitar meu blog!