Chocolate faz bem para a saúde, confira 14 alimentos que podem te dar anos extras de vida


Você sabia que o segredo da eterna juventude pode estar na sua despensa? Vegetais, frutas, peixe e até chocolate são alguns dos alimentos que, além de te manterem saudável, podem te dar anos extras de vida.
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Listamos 14 destes alimentos "milagrosos", veja:
-1. Kiwi
Originário da China, contém ácido propeolítico, que melhora a circulação e a ajuda a combater o chamado mau colesterol (LDL). O seu conteúdo elevado de vitamina C ajuda a prevenir gripes e resfriados e que elimina os radicais livres - desempenhando um papel fundamental no combate ao envellhecimento. Contém fibra, potássio, ferro, fósforo, cálcio, magnésio e crómio, que têm um papel muito importante na prevenção de doenças cardíacas.
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2. Abacate
Tem 10 vitaminas, entre elas, a vitamina E e o ácido fólico (B9), e glutatião, um derivado proteico com ação antioxidante (antienvelhecimento). Também contém sitosterol, que previne a acumulação de colesterol.
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3. Tomate
Contém licopeno, um dos antioxidantes mais poderosos, que lhe dá a cor vermelha e previne contra o câncer. Previne o aparecimento de doenças do coração e dos seus vasos sanguíneos, é benéfico para a visão e melhora a saúde do sistema nervoso.
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4. Presunto
O presunto protege o coração e reduz o colesterol, desde que não seja excessivamente gordo nem demasiado salgado. Os seus ácidos gordos monoinsaturados e o ácido oleico previnem as doenças cardiovasculares. Também é rico em cobre (essencial para os ossos e cartilagens), ferro e fósforo. -
5. Brócolis
São ideiais para grávidas, convalescentes, pessoas anémicas por causa da elevada taxa de ácido fólico e ferro. Atua como fitoestrogénios na menopausa (tal como a soja) e também ajuda na saúde sexual masculina.
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6. Espinafre
Tem provitamina A e vitaminas C e E, todas elas antioxidantes. São uma fonte inesgotável de vitaminas do grupo B, como folatos, B2, B6, B3 e B1, que possuem uma ação antienvelhecimento. É rico em ferro, magnésio, potássio, sódio, fósforo e iodo.
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7. Soja
Contém vitaminas A e E, e três do grupo B (B1, B2 e B5). A vitamina ajuda a conservar os as células, que revestem as superfícies do corpo e dos órgãos. A vitamina E tem um efeito antioxidante, combatendo os radicais livres. Possui mais minerais do que qualquer outra leguminosa, sobretudo potássio e fósforo. A relação cálcio-fósforo é essencial para uma boa estrutura óssea. Ajuda a prevenir alguns tipos de câncer, sobretudo na mulher após a menopausa. Alivia os sintomas da menopausa.
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8. Frutos secosContém proteínas (entre 14% e 19%), vitaminas do grupo B, aminoácidos, minerais, ácidos gordos poliinsaturados (nozes), ácidos gordos monoinsaturados e fibra. As amêndoas, as nozes e as avelãs são as que têm melhores propriedades antioxidantes por causa da sua maior concentração em vitaminas.
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9. Chocolate preto
É antioxidante graças aos seus flavonóides, combatendo os sinais do envelhecimento. Beneficia a dilatação das artérias e estimula as funções cerebrais graças à fenetilamina, um alcalóide que atua como neurotransmissor cerebral. Ou seja, ele melhora seu raciocínio.
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10. Alho
Tem propriedades anti-sépticas, antifúngicas e antimicrobianas, melhorando a resposta a vírus e bactérias e fungos. Tem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, contribuindo para reduzir o envelhecimento e a degeneração celular. Ajuda a reduzir os níveis elevados de pressão arterial. Reduz o chamado mau colesterol (LDL), aumenta o colesterol bom e previne problemas de disfunção erétil no homem.
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11. Azeite virgem (e azeitonas)Tem um alto teor de ácido oleico, uma gordura monoinsaturada rica em vitaminas A, D, K e, especialmente, em E, que atuam como antioxidantes. Reduz o risco de doenças cardiovasculares e controla a tensão arterial. Favorece a absorção de cálcio, fósforo, magnésio e zinco, tendo por isso um papel importante ao nível da formação e manutenção de ossos fortes e saudáveis.
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12. Chá verdeÉ rica em polifenóis, bioflavonóides e vitaminas A, C e E, o que a torna num elixir antioxidante e anticancerígeno. Protege o organismo de bactérias e vírus. Ajuda a reduzir a gordura corporal e previne as doenças cardíacas. Regula o nível de colesterol.
-13. Mel
Tem um alto poder nutritivo. É um bom remédio contra a fadiga, pelo fornecimento de hidratos de carbono de absorção rápida e pela fácil reposição das reservas gastas.
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14. Cebola
É uma boa fonte de fibra, vitaminas e minerais, essenciais para o bom funcionamento do organismo.
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Lembrando: Tudo em execesso faz mal, então não devemos consumir descontroladamente.
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Fonte: O Verbo Adaptação de Texto: Redação Escrevendo de Tudo

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