A importância de estar na igreja e congregar-se nela


Muitos por motivos de saúde e profissionais não frequentam assiduamente cultos em suas igrejas. Outros estão tendo o costume de não ir aos cultos de ensino da Palavra de Deus e de Adoração simplismente porque não querem.O escritor da carta aos hebreus, disse: "Não deixemos a nossa congregação, como é costume de alguns, mas sim admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia." (Hebreus 10.25).Mas estar na igreja e congregar-se nela, frenquentar os cultos de ensino da Palavra de Deus é importante porque? que beneficios temos ao frequentar a igreja da qual somos membros?

Lendo na Biblia, encontramos palavras que apontam claramente para o ato de estarmos congregado numa igreja, aprendendo de Deus e de Sua Palavra e nos mostra o beneficio que isso nos traz. Entendo isso em Provérbios, onde lê-se de alguem que odiou a correção e em seu coração desprezou a repreensão, alguém que não escutou a voz dos que o ensinavam, nem aos seus mestres deu ouvidos (prov 5.13,14) e se descobriu na congregação."No meio da congregação e da assembléia foi que eu me achei em quase todo o mal." (Prov 5.14). O versículo nao quer dizer que é mal estar congregado na igreja, muito pelo contrário, ele quer dizer que, é ali, ouvindo a mensagem da Palavra de Deus é que a pessoa cai em si e descobre que tem feitos coisas não boas aos olhos de Deus. Nessa hora é que examinamos a nós mesmos e nos arrependemos do mal.

No templo, quando estamos congregados num ato de culto e de ensino da Palavra de Deus, é que podemos também entender como será o fim dos impios. Podemos ver isso no Salmo de Asafe, o chefe dos cantores do rei Davi (1Cr 16.4-7), que é o Salmo 73. Ao lermos esse Salmo, vemos que Asafe quase perdeu a confiança em Deus porque teve inveja dos ímpios (V. 3), pois via que eles eram prósperos e poderosos mesmo sem servirem a Deus. Ele se esforçou para entender o porquê disso, mas foi dificil para ele (V. 16). Sabe em qual momento ele caiu em si e viu que os maus são destruídos num momento e têm um fim horrível? No momento em que ele esteva no templo! É o que ele declara: "Porém, quando fui ao teu Templo, entendi o que acontecerá no fim com os maus." (Salmo 73.17).

Como se observa, não me prolonguei no assunto e nao usei muitas citações bíblicas, mas com essa simples reflexão, o meu desejo é que não venhamos a abandonar o lugar onde ouvimos a Palavra de Deus e que nos reunimos para cultuá-lo. Há um Salmo que diz: "É melhor passar um dia no teu Templo do que mil dias em qualquer outro lugar. Eu gostaria mais de ficar no portão de entrada da casa do meu Deus do que morar nas casas dos maus."(Salmo 84.10)

Em Cristo, com amor,

Nerly Nunes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por visitar meu blog!