Você já ouviu falar em dicionário de matemática? Ele existe!

02/01/2012 - 10h50 - Atualizado em 02/01/2012 - 10h50 no Gazeta Online e Jornal A gazeta

O professor cachoeirense Frederico Lengruber vai lançar, este ano, um dicionário que ensina matemática, sem mistério

SARA MOREIRA - A GAZETA

 A regra de três composta, na Matemática, é uma forma de se descobrir valores de grandezas a partir de outros valores já existentes. Essa é uma das várias definições e explicações que poderão ser encontradas, a partir deste ano, por estudantes e pela população em geral.

Aos 65 anos de idade, um professor cachoeirense escreveu, durante dez anos, um dicionário de Matemática - o único do país que, além dos verbetes, apresenta explicações aprofundadas e exercícios resolvidos, e que será lançado este ano.

"Quantas vezes o aluno vai tirar uma dúvida e fica horas procurando a resposta no livro e, ainda assim, não encontra? O objetivo do dicionário é esse: encontrar a resposta de um modo mais fácil", explicou Frederico Lengruber, que deu aulas da disciplina durante 30 anos.

Explicações

De 408 páginas, o dicionário apresenta absolutamente todas as explicações, regras e formas matemáticas e pode ser utilizado por estudantes de todos os níveis de ensino, inclusive vestibulandos e concurseiros.


Dificuldades

Durante dez anos, Frederico Lengruber trabalhou sozinho na elaboração do dicionário. Para isso, saiu do emprego como professor e como advogado para se dedicar integralmente ao projeto.

"Passei muita dificuldade. Às vezes, tinha de imprimir mais de duas mil folhas. E no outro dia, não tinha condição de comprar a tinta da impressora. Contei com o apoio e a ajuda da família", disse.

Ele ainda encontrou dificuldades para encontrar apoio para a publicação no município onde mora. "Fiquei rodando Cachoeiro durante três anos com o livro na mão e não recebi nenhum apoio", afirmou.

O apoio veio da Capital, através do dono de uma gráfica, que entrou em contato com uma editora de Curitiba, no Paraná. "Quando o dono ficou sabendo que se tratava de um dicionário, me ligou na hora marcando um encontro", lembra.

Encontro marcado, contrato fechado e revisado por outros oito professores paranaenses. O Dicionário de Matemática será lançado este ano, ainda sem data e preço definidos. Lengruber acredita que a obra já poderá ser utilizada no próximo ano letivo.

Assim que for lançado, o dicionário estará disponível para venda na Livraria Logos, na Grande Vitória, ou pelo site da editora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por visitar meu blog!