Podemos mesmo todas as coisas naquele que nos fortalece?

Em Filipenses 4.13 o apóstolo Paulo diz: "Posso todas as coisas naquele que me fortalece". Mas de que ele está falando? Quais as coisas que ele podia em Cristo? Em que situação Paulo se encontrava ao dizer essas palavras? E será que eu e você podemos mesmo todas as coisas naquele que nos fortalece? Empregar essa palavra pensando ou "profetizando"só em benefícios, em ter sucesso na vida, é fazer dessa palavra um pretexto e insignificante e, além disso, transformar ela em auto ajuda.

Alguém pregando na igreja diz: " Hoje você vai receber sua vitória porque você pode todas as coisas naquele que te fortalece!". Certa vez ouvi também um pregador dizer: " Irmão, não é para você passar por dificuldades! Você não nasceu para isso, pois você pode todas as coisas naquele que te fortalece!" E alguém mais ousado já disse: "Você tem poder pra pisar na cabeça do diabo porque a Bíblia diz que você pode todas as coisas em Cristo que te fortalece". Uma cantora evangélica ao ministrar seu "louvor", diz: "Você é mais que vencedor, você pode todas as coisas naquele que te fortalece, e esse alguém é Jesus!" É muito fácil dizer isso aqui no Brasil. Quero ver é eu e você sermos um daqueles missionários chamados por nós de "igreja perseguida" fora do nosso país, daqueles que são chutados, chicoteados, ficam sem comer, são encarcerados por causa do Evangelho de Cristo, e muitos são mortos, mas não negam a Jesus. Será que eu você podemos essas coisas em Cristo que nos fortalece?

Encontro Filipenses 4.13 em carros de passeio, em lameiras e para-choques de caminhão, em camisas, em estabelecimentos comerciais, entre outros lugares. O uso destas palavras tornou-se algo costumeiro entre evangélicos, católicos, etc. Nota-se que as pessoas usam essa citação como uma espécie de amuleto, como uma palavrinha mágica, pensando que, usando essas palavras, podem conquistar algo, obter sucesso, alcançar riquezas, os melhores empregos, e se livrarem das situações adversas da vida. Não...não foi isso que Paulo quis transmitir ao citar essas palavras. Eu mesmo sou um exemplo disso. Quando eu estudava na quinta série, usei várias vezes esse versículo ao final das provas que fazia, acreditando num bom resultado e achava que me daria bem.

Certo dia, no ano de 2002, eu li com reflexão o contexto de Filipenses 4 e vi que muitas pessoas usam isoladamente o versículo 13 para "determinarem" algum sucesso em suas vidas, uma vitória, uma bênção. Mas quando o apóstolo Paulo declarou "posso todas as coisas naquele que me fortalece" ele estava preso. Cristo lhe dava forças para passar por qualquer situação,. E nos versículos 11 e 12, Paulo diz: "...Já aprendi a contentar-me com o que tenho. Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade.". Paulo podia todas as coisas! Podia estar feliz com o que possuía assim como podia padecer necessidade; podia viver abundância de alguma coisa, mas podia também passar pela fome, ele podia sofrer, podia ser pobre, etc. E nós, podemos todas essas coisas em Cristo que nos fortalece?

O mesmo Paulo declarou que "todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito."
(Romanos 8:28), e em seguida citou 7 coisas pelas quais ele diz que "somos mais que vencedores": a tribulação, a angústia, a perseguição, a fome, a nudez, o perigo, e a espada (Romanos 8:35). É bom passar por tribulação? E por angústia? Quem gosta de ser perseguido? E pior, você gostaria de passar fome e não ter o que vestir? Que tal se você se encontrasse em perigo e passasse pela espada? Então, você quer ser mais que vencedor? Você e eu podemos todas essas coisas em Cristo que nos fortalece!

Que possamos todas as coisas em Cristo sim, mas que aceitemos também as dificuldades, que venhamos a contentar-nos com o que temos não ambicionando coisas altas e nos apeguemos às coisas humildes. Saibamos conviver com as diversas situações nas quais padecemos necessidade assim como sabemos aceitar os momentos de abundância e fartura. E se amanhã nos faltar tudo o que possuímos hoje, que em Cristo Jesus, possamos aceitar essa falta. O Cristo que nos fortalece disse que no mundo teríamos aflições e precisamos ter bom ânimo para conviver com as adversidades da vida. Que eu e você não apliquemos o texto de Filipenses 4.13 pensando em prosperidade, em sucesso na vida, em poder comprar um carro novo, em poder passar numa prova, etc, mas que possamos todas as coisas, boas ou ruins, de fracasso ou não, em Cristo que nos dá força para continuar vivendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por visitar meu blog!