As Fases Dificieis do Coração


       O coração é a sede de nossas emoções,sentimentos,pensamentos, e vontades...E muitos de nós passamos por momentos dificieis na vida e ai vem as mágoas e decepções;nos enganamos com falsas amizades;pessoas lançam medo ao nosso coração;somos oprimidos,lutamos contra nossos próprios desejos e vontades;tomamos decisões precipitadas que nos deixam consequências indesejáveis;somos acometidos pelo estresse,ficamos ressentidos com tantas coisas ruins que nos surpreendem;nos deixamos abater pela ansiedade;enfim vivemos momentos sobrecarregados de situações adversas que fazem nos sentirmos mal,nos causando dor e dando,que turbam e inquietam o nosso coração.

      Em Eclesiastes 11:10 nos diz:"Afasta, pois, do teu coração o a angustia e remove da tua carne a dor..."O coração está ligado à mente e e por isso quero refletir com você sobre as fases difíceis do coração...

      O sorriso pode ser um disfarce de tristeza. Eu vejo muita gente sorrindo,mas pode ser um "sorriso mudo".Me lembro de uma música de Chitãozinho e Xororó que tem por título "Sorriso Mudo" e diz: "Quem me ver assim sorridente,não sabe o que estou passando,o meu sorriso é mudo, eu devia estar chorando..". E o que eu leio na Bíblia é:"O sorriso pode esconder a tristeza no coração, e quando a felicidade vai embora a tristeza chegou"(Prov 14:13). A aflição do coração pode ser observada na alegria do outro, ao ouvir ma música ou alguém cantando perto de alguém triste. Me lembro de uma música de Cleyton e Camargo que tem por título "Não Posso Ouvir Essa Música", onde eles relatam um amor que se perdeu... Na letra eles dizem: "Por mais que eu tente esquecer, por mais que eu não queira lembrar, é só me lembrar de teus olhos começo a chorar....ligo o rádio e uma canção de amor começa a tocar.Não posso ouvir essa música que ela me mata, são tantas lembranças que tenho no peito guardada..." Isso me faz lembrar de Provérbios 14,10 que diz: "O coração conhece a sua própria amargura,e o estranho não tará influencia nas suas alegrias"(Prov 14:10), e  também em Provérbios 25,20 que diz:"Como quem se despe num dia de frio e como vinagre sobre feridas, assim é o que entoa canções junto ao coração aflito."

     Esperar muito tempo por algo que tantos ansiamos também mexe com o coração...Se espera ser correspondido no amor, se espera uma resposta, se espera um emprego, se espera, se espera e se espera..."Quanto mais demora o que esperamos, o coração se e desfalece, mas quando logo somos correspondido, o nosso coração se enche de vida"(Prov 13:12). Ficamos preocupados, ansiosos..."A ansiedade no coração deixa o homem abatido, mas uma boa palavra o alegra."(Prov 12:25). Hoje vemos as pessoas embelezando o rosto, se maquiam, fazem plásticas, mas há um coisa que nada disso muda o rosto de alguém "O coração alegre embeleza o rosto, mas pela dor do coração o espírito se abate"(Prov 15:13). O coração alegre deixa a pessoa mais formosa de rosto,mas se o coração esta triste, abatido pela dor, o rosto também muda e fica abatido.Há muitas pessoas morrendo aos poucos por se abaterem com as consequências  já vividas pelo coração..."O coração alegre faz bem para a saúde; estar sempre triste é morrer aos poucos"(Prov 17:22).

    Na Bíblia encontramos pessoas que passaram por fases que entristeceram os seus corações...A primeira que eu quero relatar aqui é Ana. Ela era estéril e sofria com isso, e além do mais havia uma outra mulher que a irritava excessivamente para deixá-la estressada por ser estéril. Ana só vivia chorando e não sentia vontade de comer. Um certo dia seu marido já preocupado disse:"Ana, porque choras? E por que não comes? E por que está mal o teu coração?..." (I Samuel 1:8). A outra pessoa foi Neemias.A cidade de Jerusalém estava em um triste estado,muitos estavam cativos, estavam em grande miséria e desprezo, o muro da cidade havia sido fendido e suas portas queimadas, e por isso Neemias  chorou lamentando-se por alguns dias. Ele era empregado do rei Artaxerxes o qual nuca tinha visto Neemias triste. Um dia Neemias ao servir o rei na mesa, foi interrogado pelo rei:"Por que está triste o seu rosto se não estás doente? Isso é tristeza do coração Neemias..." Então Neemias sentiu medo... ( Ne 2:2). Uma outra pessoa que enfrentou uma tristeza em seu coração foi o rei Davi... No Salmo 69:20 ele diz: "Os insultos me deixaram com o coração partido ...e estou desesperado". Davi também com o coração ferido não sentia vontade de comer (Salmo 102:4). No verso 22 do Salmo 109 ele diz:"Dentro de mim o meu coração está aflito..." No Salmo 143:4 ele diz:"O meu espírito se angústia dentro de mim e o meu coração está desesperado". Um outro homem que teve tristeza em seu coração foi o apóstolo Paulo. O motivo era a incredulidade de Israel,por causa de seus irmãos. Paulo disse: "...tenho grande tristeza e contínua dor em meu coração"(Romanos 9:2).

       A mesma Ana que chorava e andava com o coração triste, chorou também na presença de Deus e já cantando ela disse: " O meu coração se alegra agora no Senhor, eu me ergui pelo Senhor" (I Samuel 2:1). O mesmo Neemias que estava com grande tristeza no coração,disse: "Não fiquem tristes... A alegria do Senhor é a nossa força"(Neemias 8:10). Davi com o coração triste viu isso como uma razão para orar à Deus e disse: "...clamo à ti por estar abatido o meu coração abatido.."(Salmo 61:2). E no Salmo 108:1 Davi diz: "Preparado está o meu coração, ó Deus; eu vou te bendizer com toda minha alma.".Paulo tendo grande tristeza e contínua dor em seu coração reconhecia que "todas as coisas contribuem  juntamente para o bem daqueles que amam a Deus" (Romanos 8:28), e sabia que o Deus que ele servia é um Deus " que nos consola em toda a nossa tribulação, para que também possamos consolar os que estiverem em alguma tribulação..."(II Cor 1:4). Paulo aprendeu a se alegrar com tudo, sabia estar abatido; em tudo e em todos o momentos ele estava instruído, pois podia todas as coisas em Jesus que o fortalecia (FIL 4:12,13).

     Mas o que fazer para afastar a preocupação excessiva, a ira ,a dor e as angústias do coração?Como não deixar que o nosso coração seja livre em meio a tanto estresse, decepções, e outras situações adversas? É preciso entregar o coração a cada dia à Deus e não deixar se abater pelas emoções e sentimentos ruins, é medir as consequências antes de tomar decisões; é guardar o pensamento e os sentimentos em Cristo. Em Provérbios há um conselho para nós: "Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o seu coração, por que dele procedem as fontes da vida". É no coração que se encontram toda a trajetória de nossa vida, e coração aqui é pensamento, vontade, mente... O conselho da I carta de Pedro cap. 5.7 é:"Lance sobre Jesus todas as suas ansiedades, pois Ele cuida de vocês". O conselho de Jesus é: "Vinde à mim todos vocês que estão cansados e oprimidos e eu os aliviarei" (Mateus 11:28), e "Não se turbe os corações de vocês..." (Jo 14:1). E por ultimo é esse: "Deleita também no Senhor e Ele concederá o que deseja o seu coração... Entrega o seu coração ao Senhor, confia nele e vocês serão ajudados" (Salmo 37:4,5).

                                                                                  No Amor de Cristo, Nerly de Andrade Nunes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por visitar meu blog!