Os Passos de Anchieta ou os Passos de Jesus


Todo mês de junho acontece a Caminhada Passos de Anchieta, um percurso feito por pessoas de vários lugares, que caminham de Vitória à Anchieta no Sul do Espírito Santo. Tudo é uma homenagem ao morto padre José de Anchieta...


Um grande número de pessoas segue os Passos de Anchieta, passos estes que não as levam para a completa certeza da esperança, pois, andando neles, não se alcança aquilo que Cristo quer que alcancemos. Diante disto, qual seria melhor: seguir os passos de Jesus ou os passos de Anchieta? Ou, quem estaria disposto a fazer como nos passos de Anchieta seguindo os passos de Jesus? Calos e feridas nos pés, e todo esse sacrifício... Será que é isso que Jesus quer que façamos? Será que é melhor continuar nos passos de Anchieta?

Ao seguirmos os Passos de Jesus alcançaremos a cidade celestial (Filipenses 3.20; Hebreus 11.10;12.22); teremos quatro coroas: a coroa da justiça (II Timóteo 4,8), coroa da vida (Tiago 1,12; Apocalipse 2.10), e também alcançaremos a incorruptível coroa da glória ( I Pedro 5,4); teremos nome no livro da vida, e salvação eterna; e iremos entrar num santuário eterno, não feito por mãos de homens. Os passos de Jesus levam a um lugar melhor, ao encontro do próprio Jesus. Seguindo os passos do Mestre, Ele caminha junto com os seus seguidores. Se seguirmos os passos de outro homem não teremos tais recompensas! 

E seguir os passos de Jesus é diferente, pois ele mesmo caminha ao nosso lado, conforme Ele disse que estaria com os seus todos os dias (Mateus 28.20), e, se for preciso, Ele nos carrega em seus braços nos momentos difíceis, como já li numa mensagem.

No hino 301 do Cantor Cristão que tem por título "Em Jesus confiar" encontramos a seguinte mensagem: "Resolutos Senhor, e com fé zelo e ardor; os Teus passos queremos seguir!" Ainda no Cantor Cristão, nos versos do hino 551 diz: "Tu terás consolo e amor; mocidade, nos teus passos, segue os passos do Senhor!". Na letra do hino 378 da Harpa Cristã, cujo refrão é "Quão doce é seguir as pisadas do mestre, na bendita luz, perto de Jesus" diz: "Sigo Seus passos de terno carinho, misericórdia, amor e mansidão".

A cantora Cassiane diz na letra de uma de suas canções: "Vou seguir... os passos de Jesus. Vou levar... comigo a minha cruz. Se espinhos ferem os meus pés, eu vou descansar nos braços de Jesus". Suellem Lima em sua canção "Seguindo os Passos de Jesus" também expressa o desejo de estar seguindo os passos de Jesus, dizendo: "Quero seguir os passos de Jesus, quero crescer na graça e no saber/ Seguir seus passos, andar em sua luz. Eu quero crescer seguindo os passos de Jesus"

Os passos de Anchieta continuam sendo seguidos, mas somente se andarmos nos passos de Jesus acharemos descanso para nossa alma. Seguir os passos de Anchieta não levará as pessoas à cidade celestial e ao santuário no céu. "Cristo padeceu por nós, deixando-nos o exemplo, para que sigais os seus passos. (I Pedro 2:21), portanto, siga os passos de Jesus, pois ele sim sofreu por mim e por você para nos salvar.

Em que passos você quer continuar? Não seria melhor seguir os Passos de Jesus? Quais deles te dará recompensas eternas? Pense nisso!

"Não há salvação em nenhum outro, pois, debaixo do céu não há nenhum outro nome dado aos homens pelo qual devamos ser salvos". Atos 4:12

As Fases Dificieis do Coração


       O coração é a sede de nossas emoções,sentimentos,pensamentos, e vontades...E muitos de nós passamos por momentos dificieis na vida e ai vem as mágoas e decepções;nos enganamos com falsas amizades;pessoas lançam medo ao nosso coração;somos oprimidos,lutamos contra nossos próprios desejos e vontades;tomamos decisões precipitadas que nos deixam consequências indesejáveis;somos acometidos pelo estresse,ficamos ressentidos com tantas coisas ruins que nos surpreendem;nos deixamos abater pela ansiedade;enfim vivemos momentos sobrecarregados de situações adversas que fazem nos sentirmos mal,nos causando dor e dando,que turbam e inquietam o nosso coração.

      Em Eclesiastes 11:10 nos diz:"Afasta, pois, do teu coração o a angustia e remove da tua carne a dor..."O coração está ligado à mente e e por isso quero refletir com você sobre as fases difíceis do coração...

      O sorriso pode ser um disfarce de tristeza. Eu vejo muita gente sorrindo,mas pode ser um "sorriso mudo".Me lembro de uma música de Chitãozinho e Xororó que tem por título "Sorriso Mudo" e diz: "Quem me ver assim sorridente,não sabe o que estou passando,o meu sorriso é mudo, eu devia estar chorando..". E o que eu leio na Bíblia é:"O sorriso pode esconder a tristeza no coração, e quando a felicidade vai embora a tristeza chegou"(Prov 14:13). A aflição do coração pode ser observada na alegria do outro, ao ouvir ma música ou alguém cantando perto de alguém triste. Me lembro de uma música de Cleyton e Camargo que tem por título "Não Posso Ouvir Essa Música", onde eles relatam um amor que se perdeu... Na letra eles dizem: "Por mais que eu tente esquecer, por mais que eu não queira lembrar, é só me lembrar de teus olhos começo a chorar....ligo o rádio e uma canção de amor começa a tocar.Não posso ouvir essa música que ela me mata, são tantas lembranças que tenho no peito guardada..." Isso me faz lembrar de Provérbios 14,10 que diz: "O coração conhece a sua própria amargura,e o estranho não tará influencia nas suas alegrias"(Prov 14:10), e  também em Provérbios 25,20 que diz:"Como quem se despe num dia de frio e como vinagre sobre feridas, assim é o que entoa canções junto ao coração aflito."

     Esperar muito tempo por algo que tantos ansiamos também mexe com o coração...Se espera ser correspondido no amor, se espera uma resposta, se espera um emprego, se espera, se espera e se espera..."Quanto mais demora o que esperamos, o coração se e desfalece, mas quando logo somos correspondido, o nosso coração se enche de vida"(Prov 13:12). Ficamos preocupados, ansiosos..."A ansiedade no coração deixa o homem abatido, mas uma boa palavra o alegra."(Prov 12:25). Hoje vemos as pessoas embelezando o rosto, se maquiam, fazem plásticas, mas há um coisa que nada disso muda o rosto de alguém "O coração alegre embeleza o rosto, mas pela dor do coração o espírito se abate"(Prov 15:13). O coração alegre deixa a pessoa mais formosa de rosto,mas se o coração esta triste, abatido pela dor, o rosto também muda e fica abatido.Há muitas pessoas morrendo aos poucos por se abaterem com as consequências  já vividas pelo coração..."O coração alegre faz bem para a saúde; estar sempre triste é morrer aos poucos"(Prov 17:22).

    Na Bíblia encontramos pessoas que passaram por fases que entristeceram os seus corações...A primeira que eu quero relatar aqui é Ana. Ela era estéril e sofria com isso, e além do mais havia uma outra mulher que a irritava excessivamente para deixá-la estressada por ser estéril. Ana só vivia chorando e não sentia vontade de comer. Um certo dia seu marido já preocupado disse:"Ana, porque choras? E por que não comes? E por que está mal o teu coração?..." (I Samuel 1:8). A outra pessoa foi Neemias.A cidade de Jerusalém estava em um triste estado,muitos estavam cativos, estavam em grande miséria e desprezo, o muro da cidade havia sido fendido e suas portas queimadas, e por isso Neemias  chorou lamentando-se por alguns dias. Ele era empregado do rei Artaxerxes o qual nuca tinha visto Neemias triste. Um dia Neemias ao servir o rei na mesa, foi interrogado pelo rei:"Por que está triste o seu rosto se não estás doente? Isso é tristeza do coração Neemias..." Então Neemias sentiu medo... ( Ne 2:2). Uma outra pessoa que enfrentou uma tristeza em seu coração foi o rei Davi... No Salmo 69:20 ele diz: "Os insultos me deixaram com o coração partido ...e estou desesperado". Davi também com o coração ferido não sentia vontade de comer (Salmo 102:4). No verso 22 do Salmo 109 ele diz:"Dentro de mim o meu coração está aflito..." No Salmo 143:4 ele diz:"O meu espírito se angústia dentro de mim e o meu coração está desesperado". Um outro homem que teve tristeza em seu coração foi o apóstolo Paulo. O motivo era a incredulidade de Israel,por causa de seus irmãos. Paulo disse: "...tenho grande tristeza e contínua dor em meu coração"(Romanos 9:2).

       A mesma Ana que chorava e andava com o coração triste, chorou também na presença de Deus e já cantando ela disse: " O meu coração se alegra agora no Senhor, eu me ergui pelo Senhor" (I Samuel 2:1). O mesmo Neemias que estava com grande tristeza no coração,disse: "Não fiquem tristes... A alegria do Senhor é a nossa força"(Neemias 8:10). Davi com o coração triste viu isso como uma razão para orar à Deus e disse: "...clamo à ti por estar abatido o meu coração abatido.."(Salmo 61:2). E no Salmo 108:1 Davi diz: "Preparado está o meu coração, ó Deus; eu vou te bendizer com toda minha alma.".Paulo tendo grande tristeza e contínua dor em seu coração reconhecia que "todas as coisas contribuem  juntamente para o bem daqueles que amam a Deus" (Romanos 8:28), e sabia que o Deus que ele servia é um Deus " que nos consola em toda a nossa tribulação, para que também possamos consolar os que estiverem em alguma tribulação..."(II Cor 1:4). Paulo aprendeu a se alegrar com tudo, sabia estar abatido; em tudo e em todos o momentos ele estava instruído, pois podia todas as coisas em Jesus que o fortalecia (FIL 4:12,13).

     Mas o que fazer para afastar a preocupação excessiva, a ira ,a dor e as angústias do coração?Como não deixar que o nosso coração seja livre em meio a tanto estresse, decepções, e outras situações adversas? É preciso entregar o coração a cada dia à Deus e não deixar se abater pelas emoções e sentimentos ruins, é medir as consequências antes de tomar decisões; é guardar o pensamento e os sentimentos em Cristo. Em Provérbios há um conselho para nós: "Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o seu coração, por que dele procedem as fontes da vida". É no coração que se encontram toda a trajetória de nossa vida, e coração aqui é pensamento, vontade, mente... O conselho da I carta de Pedro cap. 5.7 é:"Lance sobre Jesus todas as suas ansiedades, pois Ele cuida de vocês". O conselho de Jesus é: "Vinde à mim todos vocês que estão cansados e oprimidos e eu os aliviarei" (Mateus 11:28), e "Não se turbe os corações de vocês..." (Jo 14:1). E por ultimo é esse: "Deleita também no Senhor e Ele concederá o que deseja o seu coração... Entrega o seu coração ao Senhor, confia nele e vocês serão ajudados" (Salmo 37:4,5).

                                                                                  No Amor de Cristo, Nerly de Andrade Nunes

Amar Sem Fingimento


Você já deve ter visto alguém fingir uma fala, um acontecimento, uma dor; nos filmes e novelas tudo não passa de encenação, de coisas inventadas...porém, de uma forma bem feita que parece ser real.Mas há muitas pessoas que são verdadeiros artistas quando fingem o amor...E a Bíblia tem um conselho para tais pessoas: “Que o amor de vocês não seja fingindo...”(Romanos 12:9).
      O amor é um dom supremo que Deus nos deu,que vem de dentro,ou seja,do intimo do nosso coração;é racional,pois vem de nossa capacidade de pensar,querer e decidir.Deus criou o amor, e muitos de nós,por não sabermos usá-lo,fingimos tê-lo nas amizades,no relacionamento com o cônjuge,na comunhão cristã,na vida familiar,no trabalho,e etc.Há um cântico que me faz refletir o quanto se finge o amor entre uns e outros...O cântico é intitulado de “Corpo e Família”,e diz:“...Somos corpo e assim bem ajustados,totalmente ligados, unidos, vivendo em amor,uma família sem qualquer falsidade...” Será que realmente é assim??
Há alguns sentimentos que classificamos como amor...Quero citar aqui dois tipos de sentimentos classificados de amor.
- O primeiro é FILOS: Amor fraterno - entre amigos,vizinhos;pela comunidade,pela pátria...Segue-se alguns conselhos bíblicos:Em Romanos 12:10 lemos: “Amai cordialmente uns aos outros com um amor fraternal,em especial com respeito uns aos outros”.Um outro conselho é: “...tenham sincero amor um com os outros,porque o amor faz perdoar falhas” (I Pedro 4:8).Quem ama não faz mal ao seu semelhante (Romanos 13:10).Amar sempre o amigo te tornará um irmão do mesmo quando este estiver em dias tristes (Provérbios 17:17).
- O segundo é EROS: Amor sexual-atração física pela pessoa do sexo oposto (paixão). É um sentimento que tem sido mascarado por muitos cônjuges. Neste aspecto tanto o sexo feminino quanto o masculino pode estar fingindo amar...No amor sexual entendo, pela Bíblia, que tanto o homem como a mulher deve dar prazer um ao outro (I Coríntios 7:3).O conselho a ser seguido é: “Vós maridos amem as vossas mulheres e não se irritem contra elas”(Colossenses 3:19).Na vida amorosa com sua esposa o marido deve reconhecer que a mulher é do sexo mais frágil e por isso deve ser tratada com respeito (I Pedro 3:7).A mulher porém, por amar o marido tem dele a confiança e por todos os dias ela só lhe faz o bem (Provérbios 31:11,12).O amor sexual não pode ser também fingido. Há quem diga senti-lo somente por uma pessoa. Foi o que aconteceu com a mulher imoral relatada em Provérbios 7:7-20. Na ausência de seu esposo ela sentia atração sexual por outros e desejava saciar-se de amores e sentir prazer com isso.(v. 18).E o homem deve sentir prazer com a sua mulher e somente ser atraído pelo seu amor continuamente (Provérbios 5:18,19).O Senhor é testemunha entre o amor do casal e deseja que este amor seja sincero (Malaquias 2:14,15).
      Como tem sido o seu amor ? Reflita na primeira citação bíblica inicial: “Que o amor de vocês não seja fingido...”O amor deve ser sincero pois é uma coisa que Deus colocou em nosso intimo. Na vida de comunhão, nas amizades,etc,não finja o amor...Na vida conjugal procure não mascarar o amor dizendo “eu te amo” somente.Se você diz que ama,mas não é paciente e bom;se tem ciume exagerado,se é orgulhoso,cheio de vaidades,grosseiro,egoísta,se irrita e guarda mágoas;se você sente prazer nas coisas erradas e não no que é certo,se você desiste fácil e não suporta com fé,esperança e paciência,você está fingindo o amor,pois o amor não tem dessas coisas.(I Corintios 13:4-7). Ame sem fingimento!!

Pastor batista e sua esposa missionária morrem em acidente no Espírito Santo

Duas pessoas morrem em acidente na BR 101 nesta manhã

Acidente foi entre dois carros, que bateram de frente

Foto: Nestor Müller
 Nestor Müller
José Freitas e Cléa Melo de Matos morreram no local do acidente

O pastor José Freitas de Matos, 67 anos, e a mulher dele, a missionária Cléa Melo de Matos, 61, que morreram em um acidente na manhã desta segunda-feira (27), estão sendo velados na Primeira Igreja Batista de Laranjeiras, na Serra. 

Os sepultamentos estão previstos para às 11 horas desta terça-feira (28), no cemitério Jardim da Paz, na Serra. O casal estava à frente da Missão Batista de São Roque do Canaã há três meses.

O  casal se envolveu em um grave acidente na BR 101 Norte, no trecho entre Timbuí e  Fundão, que passa por obras de recapeamento asfáltico, controladas pelo Dnit. A batida aconteceu às 7 horas, no km 230. O Fiat Uno MPJ 2649, dirigido pelo pastor, bateu de frente com o Hyundai ix35 ODN 8265.

Segundo informações passadas pelos policiais da Polícia Rodoviária Federal (PRF), José teria passado com os pneus do carro no pó de brita, que estaria acumulado na pista devido às obras. Isso fez o carro derrapar e rodar na pista. “Esse material é muito escorregadio e, se um carro passar por cima, a possibilidade de derrapar é grande”, disse um dos policiais.

Vice-prefeito de Boa Esperança em estado grave 

Sem controle, o Uno bateu de frente com o ix35, conduzido pelo vice-prefeito de Boa Esperança, Valdir Turini, 41, que estava acompanhado pela esposa, Kátia Bonato Loronzoni Turini, 44. O impacto foi muito forte, destruindo totalmente o Uno e a parte frontal do ix35. 

Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e do Corpo de Bombeiros retiraram os feridos do ix35. Apesar dos ferimentos - havia suspeita de fraturas no motorista e na passageira -, eles estavam conscientes, no momento em que foram socorridos. Valdir e Kátia foram levados em estado grave para o Hospital Metropolitano, na Serra, de onde foram transferidos para o Hospital Praia da Costa, em Vila Velha .

Valdir e Kátia seguiam no sentido Vitória-Fundão e transportavam alguns pequenos móveis no carro. O material prensou os dois contra o painel frontal do carro. Eles só escaparam com vida – apesar da gravidade dos ferimentos – por estarem usando cinto de segurança. E o airbag de motorista e passageira foi acionado com o impacto.

Com o acidente, o trânsito na BR 101 Norte ficou complicado. Como os dois carros fecharam a pista no sentido Vitória-Fundão, longas filas se formaram nos dois sentidos, pois os policiais rodoviários precisaram fazer o sistema “siga-pare” em apenas uma das pistas, para que o tráfego não parasse totalmente.

Pó de brita pode causar acidente, diz especialista

O superintendente do Dnit, Ralph Luigi, afirmou que a empresa responsável pelas obras já foi notificada para explicar se havia restos de cascalho no asfalto. No entanto, ele ressalta que mesmo que exista qualquer condição adversa, esse tipo de acidente não acontece se o motorista tem um comportamento regular na direção. 

Não é o que diz o engenheiro civil Renato Prandina. Ele afirmou que o pó de pedra pode causar acidentes, dependendo do local onde estiver espalhado e do tamanho do material. "Sem dúvida nenhuma causa acidentes, principalmente em curvas. O revestimento asfáltico serve para dar o atrito necessário para que o condutor possa fazer a manobra sem perder o controle do veículo", informa o especialista.

Também deve ser analisado se o trecho continua em obras ou é uma parte já finalizada, porque normalmente, dentro do serviço executado, destaca Ralph, não há como um veículo se acidentar por eventuais condições da pista, já que o trecho funciona em sistema de pare e siga. Com informações de Nuno Moraes.

Fonte: Gazeta Online