O "ismo" do outro e o nosso "ismo".

Não é a primeira ou segunda vez que vejo postagens contra o feminismo, machismo, por exemplo, e nelas um pedido "por um mundo com menos 'ismo'". Como assim "menos ismo"? Tem algo de errado nisso. Não que eu seja a favor do feminismo, do machismo, etc, mas eu quero te fazer pensar no seu "ismo", também.

Sabe-se que é errado o uso do termo "homossexualismo", pois dizem que o sufixo "ismo" designa uma doença. Numa certa ocasião, uma professora de faculdade afirmou que não podemos falar mais a palavra. Isso me fez pensar nas inúmeras palavras terminadas com o sufixo "ismo". Seriam elas doenças? Tem jornalismo, tem capitalismo, tantas outras com "ismo". Assim como mudaram do termo "homossexualismo" para "homossexualidade", podem mudar as outras com "ismo". Se o "ismo" designa doença, que tal passarmos a usar "jornalidade", "catolicidade", "cristianicidade", etc?

Vejamos que que essa ideia de "um mundo com menos 'ismo'" acaba servindo só para os outros e nós ficamos com os nossos "ismos". Vamos ser sinceros? É muito fácil se opor ao "ismo" do outro, não é mesmo? Você cristão, queria um mundo com menos do seu cristianismo? Você católico, queria um mundo com menos catolicismo? Seria isso doença? E você, calvinista, o que acha de um mundo com menos calvinismo? Gostou, não é arminianista? Diz ai se o arminianismo é doença e que você quer que isso diminua no mundo...

E você espírita, quer menos espiritismo no mundo? Ah, você que ama o criacionismo... Seria isso doença? Quanto menos, melhor pra você? Amigo, protestante, quer um mundo com menos protestantismo? E você, pentecostal? Deseja um mundo com menos pentecostalismo? Oi, neo-pentecostal! Quer pensar sobre o seu neo-pentecostalismo diminuir no mundo? Ah, falando em nós fiéis religiosos, de igreja, pergunto se seria bom ter menos evangelismo no mundo? Podemos dizer que isso é algo doentio em nós? Amigo do sábado, que tal menos adventismo no mundo? Será que não temos proselitismo demais? Oi amigo ateu, e você quer um mundo com menos ateísmo?

Flores, poemas, jantar a luz de velas, linda declaração de amor...E o romantismo, é doença? Você que gosta de ser desse tipo, deseja menos romantismo no mundo?

Viram, quantas palavras com "ismo"?! A propósito, você quer mesmo um mundo com menos "ismo"?

Pessoal, daria para eu escrever um extenso texto aqui usando muitas outras palavras terminadas em "ismo", palavras essas que nos definem, dizendo o que somos, o que seguimos, o que sentimos, o que fazemos, etc. Acredito que antes de querer o fim do "ismo" do outro, seria legal começar pelo nosso, que pode ser o egocentrismo, o racismo, o oportunismo, favoritismo, fanatismo, enfim, há muitos "ismos" que precisam ser diminuídos em nossa vida, em nosso mundo.